se faz assim ...
3 super dicas para preparar, em casa,
o melhor hambúrguer do mundo!
Para 3 hambúrgueres, você vai precisar:
-600g de carne moída
-papel manteiga e plástico de congelamento
-modelador, pode ser a tampa de um tapawer
DICA 1-) Carne:
-O mais importante na escolha da carne, não é a peça escolhida, se ela é acém ou picanha, para preparar um bom hambúrguer, a carne deve ser:
-fresca e
-seu teor de gordura, deve girar em torno dos 15% a 20%.
A gordura é fundamental, senão o hambúrguer fica 'seco' e é ela, que vai dar 'liga'. Ao contrário do que muita gente pensa, não leva ovo, nem qualquer outro ingrediente, apenas carne e gordura serão suficientes para dar o formato.
Se a gordura não estiver presente no corte, caso seja uma peça mais magra, você poderá acrescentá-la durante a moagem da carne.
O importante é manter a proporção certa, é ela que vai dar suculência e maciez ao hambúrguer.
Sem ela, ele ficará 'seco' e 'duro'.
![]() |
| 2 bandejinhas de 600grs de acém |
Deve ser uma carne o mais 'limpa' possível, mas sem exageros de preocupação com os nervos, apenas peça ao seu açogueiro que capriche na limpeza pois a moagem 'romperá' as fibras mais duras.
Deverá ser moída apenas uma vez. Não duas! Antigamente os hambúrgueres eram feitos com carne bem picadinha em pedaços bem pequeninos, então moer apenas uma vez vai ficar mais próximo dos hambúrgueres tradicionais.
São boas opções: fraldinha, maminha, picanha, costela, linguiça frango e até peixe.
Alguns chefs indicam a fraldinha, uma carne muito saborosa, bem vermelha com bastante sangue e quantidade de gordura razoável para equilibrar o sabor no cozimento, já outros preferem outros tipos de cortes como a maminha, a alcatra, a picanha ou acém, então mais uma vez: o que vale é a qualidade da carne, o frescor e a proporção de gordura.
Eu particularmente, prefiro usar carnes mais saborosas como fraldinha, acém ou costela.
Vamos lá? Mão na massa?
Você vai precisar:
- modelador de hambúrguer, eles são feitos em alumínio e não custam caro, fui pesquisar pra você e encontrei na casa do churraqueiro, aqui por R$ 17,00.
Vale lembrar que não é propaganda, é apenas uma dica, pra facilitar a sua vida, caso resolva ter um desses também! E se não quiser gastar agora, super tranquilo modelar com tampa de tapawer ou tampa de uma panela pequena. Mais a baixo, você verá como é fácil montar com tampa.
Papel manteiga e saco plástico
DICA 2-) Tamanho:
O tamanho do hambúrguer depende da preferência, mas ele interfere na textura, na suculência e, óbvio, na aparência do lanche.
Um disco muito fino pode ficar duro e cozido além da conta, além de ficar com cara dos hambúrgueres de antigamente.
Os especialistas indicam algo em torno de 160g a 300g, com altura de altura de 1,5cm e diâmetro de 10 centímetros.
Em casa, o ideal é apostar em uma porção de 160g até 200g, já que nosso fogo não é tão potente quanto o das casas especializadas.
-600g de acém moído, divididos em 3 partes
darão 3 hamburgueres de 200g cada um, altura de 1,5cm.
DICA 3-) Temperos:
Não leva cebola, nem salsinha, nem alho nem tampouco ovo.
Sei que são ingredientes que costumamos somar à carne moída. Mas em hipótese alguma ao hambúrguer
Hambúrguer não leva nada, nem sal.
Isso mesmo, nem sal!
Ele será adicionado somente no hora de chapear, se colocar antes, além de escurecer vai desitratar, secar e endurecer a carne.
-Coloque as porções divididas, sobre o papel manteiga, se não tiver vale saco plástico de congelamento
-Com o auxílio do modelador de forma ao hambúrguer
-aperte, prensando bem
-é fácil, fácil
-é pá pum e fica lindo assim
-se você não tiver o modelador, use uma tampa com aproximadamente 10cm de diâmetro, vale tapawer ou tampa de panela
-Cubra com papel manteiga (ou saco plástico de congelar) e com a tesoura corte, separando os hamburguers
simples assim ... hambúrgueres prontinhos
Agora é só congelar.
Coloque em sacos de congelamento, de 3 em 3 hamburgueres, aproveite a própria bandejinha de carne ou um tapawer grande e use como suporte base. Leve ao freezer.
Duram 3 meses congelados.
Sim é indicado congelar, mesmo que você vá utiliza-lo no mesmo dia.
Para utilizar no mesmo dia, não precisa deixar congelar por completo, apensa um 'shot', uma leve endurecida será suficiente.
Para utilizar depois, basta retirar um pouco antes do freezer, a fim de que ele descongele um pouco, antes do preparo. Isso porque nosso fogão não é industrial e não podemos deixar que a 'chapa' esfrie com uma carne muito congelada.
Essa dica 'shot de congelamento' é simples e ajuda a 'dar a forma' do hambúrguer, sem correr o risco de 'quebrar' ao chapear, mas esta e outras super dicas estão aqui descritas passo a passo, são ferramentas simples que permitem grelhar e montar o mais suculento hambúrguer do mundo!
No último fim de semana nos reunimos na casa da minha mãe. Fomos todos juntos para cozinha e fizemos hamburgada, foi uma festa!
A novidade foi usar, carne de Costela, muito mais em conta que a carne moída e muito mais saborosa. O Kilo de Costela R$7,50 contra o de Acém R$ 15,90. Bastante diferença.
O açogueiro estranhou um pouco o pedido, mas atendeu prontamente. Pedi costela magra e foi essencial manter a gordura dela, mais ou menos, um pouco mais da proporção de gordura descrita acima, a foi ela que deu sabor ao hambúrguer e não permitiu que ele ficasse 'seco'.
Incríiivel, super indico!
Fizemos também hambúrguer de calabresa.
Lá la li la laaa rsss paaara tudo, não sei qual deles gostamos mais.
E muito simples também, é só pedir ao açogueiro que moa 1k de calabresa fresca e depois molda-la.
O passo a passo é o mesmo, tanto para o preparo do Hambúrguer de Costela, quanto o de Calabresa ou o Tradicional.
Da mesma maneira ainda faz-se com frango moído ou peixe picado em pedaçinhos.
Monta Inventa e conta para gente
Obrigada por vir,
Beijo grande, RosiSeligra














